O primeiro contato do Luc com o mar foi na costa oeste da Irlanda, na ilha de Inis Óir. Ele ficou extasiado com aquele volume todo de água azul clarinha. Se até uma poça o atrai, imagina aquela imensidão azul. Mas foi só encostar seus pezinhos na água congelante que ele quis sair correndo.
Passou-se um ano e meio até uma nova oportunidade, dessa vez nas águas quentes da praia de São Pedro, no Guarujá.
Sua reação foi bem diferente. Não queria mais sair do mar, tínhamos que nos revezar pra dar conta. Aprendeu a lidar rapidamente com o vaivém das ondas, virando o rosto quando a onda vinha e sentando para não ser puxado para o mar. Tomou vários caldos, mas não estava nem aí, se levantava rapidamente e partia pra próxima. Perseguiu caranguejos, fez amigos e até “surfou” 😉
A praia de São Pedro foi uma agradável descoberta, assim como a de Iporanga, uns anos atrás. Ambas ficam afastadas da cidade, dentro da Serra do Guararu, que foi considerada Área de Proteção Ambiental (APA) em 2012. O acesso é controlado pela associação de condôminos que adquiriu esse direito em troca da preservação ambiental do local. Permite-se a entrada apenas de carros conforme o número de vagas disponíveis no estacionamento. São cerca de 35 vagas na praia de Iporanga e 140 na São Pedro, divididas nas duas pontas da praia. Ou seja, é preciso chegar cedo para conseguir entrar. Veja orientações sobre como chegar.
Há lixeiras, banheiros limpos, duchas, salva-vidas e segurança por toda a orla. Os funcionários são muito educados e dispostos. É tranquilidade garantida.
No sábado, com o tempo nublado e chegando às 9 da manhã conseguimos acesso à praia de São Pedro. No domingo ensolarado, neste mesmo horário, não havia mais vagas. Voltamos às 14 hs, quando algumas pessoas deixam a praia pra almoçar e liberam vagas no estacionamento.
Algumas palmas nos garantiram uma sombra providencial na ponta do lado direito (olhando para o mar), bem no ponto em que as águas são mais calmas e ao lado de um riacho de água doce. Não podíamos ter encontrado cantinho melhor para a estreia do Luc.