Fotos: Johnny Mazzilli
Domingo de sol, o passeio à Joanópolis, a cidade do lobisomem, tinha um objetivo: a visita ao Capril do Bosque, uma propriedade onde se produz queijos de cabra excepcionais.
A primeira coisa que passa pela cabeça quando experimentamos seus queijos é “isso não se parece nada com queijo nacional” (é preconceito, eu sei). Mas este resultado vem de um trabalho de mais de 30 anos da Heloísa Collins, que adquiriu suas primeiras cabras nos anos 80 e praticou o feitio de queijos por mais de 20 anos até achar que era hora de vendê-los.
Os 350 litros de leite de cabra extraídos por semana resultam em cerca de 100 quilos de queijo de variados tipos, como camembert, sainte-maure, valençay, azul do bosque, caprino e boursin. Difícil escolher, mas entre os meus preferidos estão o “Rolinho”, coberto de mofos brancos, suave e super cremoso, e o “Coração em brasa”, envolto em carvão vegetal e com uma fina camada de pimentas, hummm.
Mais que uma queijaria, o Capril do Bosque é um negócio rural ligado ao turismo de experiência. Um bistrô serve almoço aos finais de semana, há visitas guiadas ao capril e passeios a cavalo ou charrete em meio às belas paisagens de Joanópolis.
O mais bacana é que lá no Capril você pode se estender pela tarde beliscando calmamente os oito queijos de sua coleção enquanto brinca de harmonizar com vinhos. E quando achar que é hora, escolher seu prato entre as criações da chef Juliana Raposo, filha de Heloísa. Se achar conveniente, pode tirar uma soneca na rede antes de pegar a estrada.
Para as tardes frias, há um espaço prontinho para reunir as pessoas em volta de uma fogueira, e nesta ocasião, quem sabe, experimentar a mais nova criação da casa: o queijo Serra do Lopo (em alusão ao Serra da Estrela) que, ao forno com batatinhas, resulta em uma fondue especial.
Com seriedade e profissionalismo, Heloísa vem expandindo seu negócio de forma sustentável e com propósito de desenvolvimento da região. Agora em setembro/15, entre outras atividades aos turistas, será inaugurado um programa de lazer ligado à educação ambiental para as crianças integrando os cuidados com os cabritinhos, a própria alimentação, separação de lixo e aula sobre árvores e plantas.
COMO CHEGAR
Joanópolis fica a 120 km de São Paulo. Da Rodovia Fernão Dias, pegar a saída 2. Descer a Estrada entre Serras e Águas até o km 16 e seguir as placas do Capril do Bosque e Bistrô.
www.caprildobosque.blogspot.com.br