Tudo por um cheesecake

2 de junho de 2018 / cotidiano

O cheesecake é uma sobremesa tradicional americana, basicamente, uma  torta de queijo com uma base de bolachas amassadas, massa de cream cheese e cobertura de geleia ou calda de frutas. Sua forma mais aproximada com a que conhecemos hoje surgiu na cozinha das delicatessens conduzidas por judeus em Nova York, EUA. Aliás, você sabia que toda a comunidade judaica de Nova York surgiu a partir de um punhado de imigrantes pernambucanos? Leia depois.

Em 2015, estávamos eu, a Júlia e o Luc na nossa segunda viagem juntos, em Montreal, no Canadá, onde moram meu irmão mais novo, minha cunhada e meus dois sobrinhos queridos. Muito popular também no Canadá, lá experimentamos a Apple Crumb Cheese do Rockaberry Cafe, com pedacinhos de maçã, crumbs e caramelo, demais!

 

 

Mas para nós, aficionadas, não bastou. Tínhamos que experimentar o cheesecake da famosa Cheesecake Factory, a tal do seriado The Big Bang Theory. Como não existia em Montreal, planejamos aproveitar nossa conexão de 4 horas em Atlanta pra dar uma escapadinha até a loja mais próxima, na Lenox Square Mall, a “apenas” 30 minutos de metrô.

Não consideramos o fato de Atlanta ser um aeroporto gigantesco, um dos maiores hubs dos EUA. Nem de ser 3 de julho, véspera de um feriado nacional. Nem de estarmos carregadas, a Julia com duas mochilas pesadas e eu com o Luc nas costas.

Ao descer do avião, tratamos de cronometrar  o trajeto da ida para não nos perdermos na volta: 13 minutos no trem interno do aeroporto, 5 minutos de caminhada até a estação do MARTA (o metrô de Atlanta), mais 30 minutos,  6 minutos de caminhada pela Peachtree Road até o paraíso.

Chegando na Cheesecake Factory, nos deparamos com uma vitrine daquelas  de babar. Tudo o que eu queria naquele momento era me acomodar confortavelmente numa mesa e, enquanto meus batimentos cardíacos se estabilizavam, pedir uma das deliciosas saladas que eu ouvi falar e depois comer meu cheesecake em microgarfadas, calmamente, enquanto observava os locais. 

Mas não tínhamos tempo e mandamos embrulhar pra viagem. De volta ao aeroporto, nos acomodamos num saguão de espera para comer nosso cheesecake semiderretido, eu equilibrando a embalagem numa perna enquanto o Luc mamava apoiado na outra perna. Havia uma banda tocando um jazz e, exaustas, relaxamos e deixamos o tempo passar.

Uma hora antes do voo, nos dirigimos à fila do Raio-X, foi quando eu gelei: estava gi-gan-tes-ca. Estimativa de espera: 45 minutos! E depois ainda tínhamos uma caminhada até o Skytrain. Coloquei a Julia na fila e me dirigi a um guarda. Ele ia ver que eu estava com criança de colo e certamente me deixaria passar na frente. Só que não. Prioridade nos EUA existe somente para cadeirantes e militares e, na véspera da independência americana, havia muitos deles. Decidi apelar: puxei a Ju pelo braço e me dirigi à fila prioritária, uma guardinha tentou se interpor mas eu disse que aquele outro guarda ali (apontando no meio da multidão) havia deixado, e que de outro modo perderíamos o vôo. Deu certo! Só que não. Com tantos militares na frente, levamos quase 40 minutos pra passar pelo raio-X. Saímos em disparada, ainda havia a chance de ganhar uns minutos na corrida. A Julia foi na frente e, ao ver o símbolo de trem numa placa indicando à esquerda, não pensou duas vezes em passar pela porta. Eu tentei alertá-la…”Será que é por aqui mes…”  mas não deu tempo, passamos as duas. Era a porta da saída.

No balcão da Delta, nervosa e com os olhos inchados de chorar, a Jú tentava explicar. Acho que a moça se comoveu e nos remarcou para o próximo voo, no dia seguinte, nos dando, excepcionalmente, vouchers de hospedagem e transfers de ida e volta. Ufa! Por questão de horas o Luc não chegaria a tempo para sua própria festa de aniversário que estava sendo organizada pelo papai, aflito, em casa. 😉

. . .

Aproveitando, aí vai a minha receita predileta de cheesecake, pra fazer rapidinho, sem perda de tempo:

Cheesecake

Massa
– 200 gr. de biscoito maria ou maisena moído
– 100 g . de mantega sem sal na temperatura ambiente
Misturar os dois ingredientes, amassando. Espalhar numa forma de aro removível untada.

Recheio
– 250 gr. de ricota ou queijo minas fresco de boa qualidade
– 1 xíc. de açúcar
– 4 ovos inteiros
– 1 copo de requeijão ou uma lata de creme de leite
– 1 colher (café) de baunilha
– 1 colher(chá) de casca de limão ou laranja ralada

Bater tudo no liquidificador, colocando a ricota aos poucos. Despejar o creme sobre a massa e levar ao forno por 20 minutos.Depois de pronto, espalhar um pouco de geléia por cima e decorar com pedaços de frutas. No cheesecake da foto eu usei geleia de cereja e decorei com cerejas frescas cortadas ao meio. Enjoy!

 

Leia também:

Desenvolvido por Desenvolvido por Geosfera